Projeto Bichos: Um Incentivo ao Estudo dos Animais e da Natureza

Neste final de semana (26 e 27 de agosto) estará acontecendo no Curso Dynâmico a apresentação do Projeto Bichos pelo professor, Ivan Carvalho. O Projeto tem como objetivo chamar a atenção dos alunos para um maior conhecimento, na área de zoologia, abrangendo diversos animais terrestres e aquáticos e ajuda a desmistificar o perigo que as pessoas acham que os animais oferecem.

Professor há trinta e cinco anos, Carvalho incentiva os alunos a estudar e viver intensamente a natureza e dá um alerta para redução drástica de várias espécies de animais, pela caça e ocupação humana de seu habitat natural.

Você tem duas oportunidades para marcar presença no Projeto:

➡ Sábado das 15h às 18h
➡ Domingo das 09h às 12h

Local: Sede Largo da Ordem
Inscrições na Secretaria. Valor R$ 20

Confira a entrevista do professor Carvalho ao site do Curso Dynâmico.

Dynâmico – O que o senhor poderia falar mais especificamente sobre a sua matéria?

Prof. Carvalho – A Biologia é uma disciplina eminentemente prática, isto é, o contato com o organismo, com o ecossistema, com a célula é fundamental para a compreensão e memorização dos dados relativos a eles. A informação teórica é apenas o complemento de uma análise mais ampla sobre a estrutura viva.

1

Dynâmico – O que desperta mais a atenção dos alunos?

Prof. Carvalho – O aluno tem a sua atenção despertada por vários fatores, desde o contato com o objeto de estudo até a intensidade da argumentação do professor, passando por experiências pessoais e exemplos do cotidiano. Se todos esses aspectos são usados em conjunto, o resultado é praticamente certo na capacitação do estudante.

Dynâmico – O que desperta mais a atenção dos alunos?

Prof. Carvalho – O aluno tem a sua atenção despertada por vários fatores, desde o contato com o objeto de estudo até a intensidade da argumentação do professor, passando por experiências pessoais e exemplos do cotidiano. Se todos esses aspectos são usados em conjunto, o resultado é praticamente certo na capacitação do estudante.

Dynâmico – As fotos do senhor com alguns bichos em sala de aula. Qual o impacto que isto causa nos alunos?

Prof. Carvalho O organismo vivo é o mais potente instrumento pedagógico para estimular o aluno. Meu pai era veterinário e desde pequeno sempre tive contato com os mais diversos tipos de organismos. O mesmo impacto que eles causavam em minha curiosidade percebo tanto nos alunos quanto nas pessoas da vida cotidiana.

Dynâmico – Muitos animais estão em processo de extinção. O senhor poderia citar alguns?

Prof. Carvalho – Várias espécies têm reduzido drasticamente suas populações, tanto pela caça quanto pela ocupação humana de seu habitat natural. Uns dos grupos que mais sofrem em conjunto com essa diminuição são os grandes felinos. Algumas espécies podem ser contadas em dezenas de indivíduos, o que é muito pouco. Outras espécies, apesar de não estarem em risco iminente, podem entrar em processo de diminuição pela competição com espécies exóticas. Um exemplo disso são os caramujos que competem de forma desvantajosa com o caramujo africano (Achatina fulica), uma praga que invadiu muitos países.

Dynâmico– Qual o impacto na natureza que o desaparecimento de alguns animais pode causar?

Prof. Carvalho – O impacto é alto, por causa da cascata trófica. Uma espécie predadora, como os lobos, ficou ausente do parque Yellowstone por setenta anos. Após serem reintroduzidos, mesmo em número pequeno, mudaram o comportamento dos cervos, que evitaram as áreas abertas. As florestas se recuperaram, atraindo aves importantes na disseminação de sementes. Mais de trinta espécies de grandes animais retornaram. Da mesma forma que a reintrodução de espécies impacta positivamente o ecossistema, a retirada impacta negativamente.

DSC_0414

Dynâmico – Que dicas o senhor daria para preservação de alguns animais?

Prof. Carvalho– Educação ambiental, como o Projeto Bichos, ajuda a desmistificar o perigo que as pessoas acham que os animais oferecem. O contato com  animais exóticos e dóceis aumenta o carinho que as pessoas sentem pelos organismos, estimulando a preservação.

Dynâmico – Para o aluno que tem interesse em se dedicar a área, que dicas o senhor daria?

Prof. Carvalho – Apaixone-se, estude e viva intensamente a natureza.

Dynâmico – Há quanto tempo o senhor é professor?

Prof. Carvalho – Comecei a dar aulas em abril de 1982. Já se vão 35 anos de prática pedagógica.

Dynâmico – Experiências que marcaram a sua carreira como professor?

Prof. Carvalho– Cada aluno aprovado, cada turma de bombeiros e policia ambiental formada, cada olhar de um pai agradecido, são as melhores experiências de um professor.